quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EGOISMO versus SOLIDARIEDADE

No início da semana, tivemos alguns problemas entre colegas nossas. Houve por parte de uma, uma situação de egoísmo que nos surpreendeu. Após termos falado e discutido o assunto, pensámos que tudo tivesse ficado resolvido.
Contudo, no dia seguinte passou-se o mesmo e a nossa professora levou-nos uma história que nos falava do egoísmo e das consequências que ele acarretava para as pessoas.
Esta história, e o aprofundamento da mesma, contribuiu finalmente para abrir os olhos à nossa colega que acabou por desculpar-se junto da outra colega.
Verificámos que há valores muito mais positivos como a SOLIDARIEDADE.
A mãe de uma amiga nossa, da outra turma, estava a passar por um momento difícil. Iria ser operada hoje e a nossa amiga estava muito ansiosa.
Então, a professora trouxe os materiais e montámos um altar com o Menino Jesus, um ramo de castanheiro e acendémos uma vela. Logo depois, rezámos e pedímos a Deus que ajudasse a mãe da nossa amiga e que tudo corresse bem na operação. No intervalo, brincámos muito com ela e tentámos distraí-la.
Ficámos muito contentes quando, mais tarde, soubémos que tudo tinha corrido bem.
É bom ser amigo dos outros e sentirmo-nos úteis.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SÃO MARTINHO

Sabemos perfeitamente que o dia de São Martinho é no dia 11 de Novembro. No entanto, para nós, este ano ele chegou mais cedo.
Fizémos um convívio no Império que só estava disponível a 04 de Novembro. Daí que se tenha celebrado antes da data.
Como sempre, divertimo-nos imenso.
Houve um festival de sopas, em que havia diversas variedades, como vão poder ver nas fotos, e nós presenteámos a nossa família e amigos com algumas atividades preparadas por nós.
O jardim de infância dançou uma moda regional, como poderão ver no filme; o 1º e 4º anos apresentaram uma canção de Outono e uma pequena dramatização acerca da castanhinha; o 2º e 3º anos apresentaram um teatro de fantoches sobre a lenda de S. Martinho.
No final da festa, estavam todos muito sorridentes e felizes. Todos demonstraram o seu agrado e pediram-nos para repetir a dose.

O filme deu-vos uma ideia do que se passou. Agora, vejam algumas das fotos.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween



O Halloween acontece na noite do dia 31 de Outubro.
Embora já tenha passado, tínhamos feito uma pesquisa acerca de jogos de Halloween. Aqui ficam os links.




Bombeiros e Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores juntou-se num projecto sobre a segurança das crianças.
Um dia destes, apareceu na nossa sala um bombeiro que trouxe um pacote muito grande à professora. Escusado será dizer que ficámos curiosíssimos.
Mas, a nossa curiosidade depressa acalmou quando o bombeiro nos perguntou se queríamos conhecer um dos carros de primeira intervenção em caso de acidente. Já imaginam! É claro que dissémos que sim.
Ora vejam lá o carro.

Parte da frente do carro

Um dos lados do carro que leva as mangueiras de diversas espessuras consoante o tamanho do incêndio.

Parte de trás do carro. É onde se liga a bomba de água e as mangueiras necessárias.

Do outro lado do carro, estão bidões com reserva de pó químico e garrafas de oxigénio.

Estamos todos a observar.


Estamos de ouvidos tapados porque o bombeiro ^pos a sirene a tocar. Nunca tinha ouvido um som tão estridente.
Foi divertido e aprendémos algumas coisas interessantes e outras que já sabíamos, mas que nem sempre cumprimos.
Ao voltar à sala é claro que quisémos logo saber o que continha o embrulho. Era um caderno de actividades e um lápis.
Foi uma actividade interessante.

Aniversário especial

Na nossa turma, temos uma amiga muito querida, mas que passa por grandes dificuldades e problemas pessoais.
No dia 26 de outubro, a nossa professora resolveu fazer-lhe uma surpresa: entrou pela sala dentro com um bolo feito de queques com uma vela cada um (ela fazia 11 anos), e a cantar os parabéns. Ficámos todos pasmados e a nossa amiga muito feliz. Assim que apagou as velas, abraçou-se à professora e começou a chorar. Eram lágrimas de alegria e de agradecimento. Quando se acalmou, retirou as velas e ofereceu um queque a cada um de nós. Ninguém ficou zangado ou ofendido com a professora por ela nunca nos ter feito o mesmo.  A professora explicou a situação da Raquel e todos compreendemos.
No final da festa, só se viam caras felizes. Então a professora leu-nos uma história que fala sobre a partilha e a partir da história, construímos um cartaz bastante engraçado.
Deixamo-vos algumas fotos para que possam imaginar a felicidade que foi!  Sim porque afinal também nos coube um queque a nós!!!




Não é conveniente dizer que a professora se esqueceu de tirar as fotografias na hora. Então, resolveu o assunto tirando as fotos quando o prato estava quase vazio. Tudo se resolve!!!





      Feliz Aniversário Amiga!

Aqui está o cartaz que resultou deste trabalho que a professora realizou a partir da comemoração do aniversário da nossa amiga.